Curso para Gestantes ajuda mães a se prepararem para a chegada do bebê

Publicado em: 31 de Agosto de 2019. Última Atualização: 31 de Agosto de 2019


A chegada de um bebê traz muita alegria para a família, mas também muitas dúvidas e inseguranças, em especial, para as mamães de primeira viagem. Para auxiliar as mulheres e seus companheiros, neste momento tão especial, a Prefeitura de Perdigão e os acadêmicos da Faculdade de Ciências Médicas promoveram, na manhã deste sábado (31), o Curso para Gestantes.  

A secretária de Saúde, Neusa de São José Mesquita, abriu o evento e falou da importância da capacitação para que as futuras mães se sintam mais seguras e tranquilas.

“Hoje, temos 71 pessoas inscritas. É um sonho que eu tinha de oferecer este preparo, pois, uma gestante bem informada, reduz o índice de mortalidade infantil, porque ela sabe como cuidar de verdade do recém-nascido, de como promover a atenção ao bebê; fazer a prevenção, cuidar das vacinas e de tudo que a criança precisa, principalmente, até um ano de idade”.

Gestantes e acompanhantes receberam informações a respeito das técnicas de amamentação, ergonomia, tipos de parto, nutrição materna, preparo do assoalho pélvico, cuidados práticos com o recém-nascido, depressão pós-parto, além de exercícios e práticas para que as gestantes possam cuidar da saúde e retornar às atividades o mais rápido possível, após o parto.

Quem aprovou a iniciativa foi Warislayne da Luz Santos (27), que está no seu quinto mês de gestação. Mesmo sendo sua segunda gravidez, ela aproveitou a manhã para tirar dúvidas. “Com a minha filha, que hoje está com cinco anos, eu tive muitas dúvidas da forma correta de amamentar. Agora, acho que a palestra vai me ajudar bastante com o meu filho”.

De acordo com o acadêmico de fisioterapia, Éder Ribeiro, o Curso para Gestantes faz parte de um projeto de intervenção na cidade, elaborado por ele e por sua colega, Ariani Portes.  

“Nós elaboramos o projeto e a Secretaria de Saúde abraçou a ideia. É muito importante para nós porque é uma palestra multiprofissional. São profissionais de várias áreas e a gente acaba enriquecendo também, aprendendo mais com os outros e colocando em prática o que a gente aprendeu na faculdade, além de ganhar experiência e difundir conhecimento”, comentou Éder.  

O encontro foi realizado no Salão da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, das 7h30 às 13h e contou com a participação de vários profissionais: psicólogo, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta e da Liga de Obstetrícia e Ginecologia (LAGO), da Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte, coordenada pelo professor Wallace di Flora.

No final, os participantes participaram de sorteio de brindes e tiveram a oportunidade de realizar testes de glicemia e aferição de pressão.




TAG's: Curso, para, Gestantes, ajuda, mães, prepararem, para, chegada, bebê

Inicial | Voltar
Link permanente: