Produtores rurais elegem membros para a diretoria do CMDRS

Terraço de nível, bacia de captação, e cercamento de nascentes também foram assuntos discutidos
Produtores durante a reunião de eleição dos membros do CMDRS (Foto cedida por: Luziana Melo) Publicado em: 9 de Junho de 2017. Última Atualização: 12 de Junho de 2017


Em reunião realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, na terça-feira (6), os produtores rurais de Perdigão elegeram os membros da diretoria para a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Maria Aparecido, a criação do conselho possibilita uma organização do setor rural. “Para nós, é muito importante porque irá facilitará, no sentido de, buscar melhorias para a área rural, através de compras conjuntas de insumos como adubos e sementes”, disse.

Djalma Reis Bernardes Silva, técnico e extensionista da Empresa de Assistência Técnica de Minas Gerais (Emater), parceiro das atividades, também vê com bons olhos a união dos produtores. “A criação do conselho permite propor diretrizes para a implementação e formulação de políticas públicas consistentes em desenvolvimento sustentável, bem estar das famílias e, inclusive, segurança no meio rural”, comentou Djalma.

A construção de terraços de nível, bacia de captação de água da chuva e cercamento de nascentes, às margens do Ribeirão Perdigão, obras a serem executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba (Codevasp), também foram temas discutidos; assim como, a viagem de visitação à Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec), em Holambra (SP), e viabilidade de se ter um profissional de aquaponia para auxiliar os produtores na criação de peixes.

O Gerente Regional da Emater, Hélder Evangelista Freire, manifestou seu apoio às ações e disse que vai apoiar o município na revitalização do horto, inclusive na legalização do Certificado de Registro das mudas para transporte.  

Cerca de cinquenta pessoas participaram do evento que contou a presença do prefeito, Gilmar Teodoro, do vice-prefeito, Vicente de Paula Sousa e do veterinário, Moisés Soares, Coordenador do Programa Campo em Ação da Associação Mineira dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (Amvi).

 

Diretoria do CMDRS

Presidente  Antônio Teles 
Vice-Presidente Lidson Castro Silva
Primeira Secretária Luziana Melo 
Segunda Secretária Larissa Horta Bernardes
Primeiro Tesoureiro João Nogueira Melo
Segundo Tesoureiro  Luiz José de Mesquita

Conselho Vogal 

Reinaldo Alves Dutra
Manoel Antônio Filho 
Wesley Nilton Roger 

Conselho Fiscal

Lourival Jacob do Amaral 
Cristiano Castro Paula 

 

Reprodução autorizada, mediante citação da Comunicação Social da Prefeitura de Perdigão




TAG's: Conselho, Desenvolvimento, Rural, Sustentável, Criado

Inicial | Voltar
Link permanente: