Após 9 anos, Perdigão volta a realizar desfile de 7 de Setembro

Acompanhados da Lira Musical Nossa Senhora da Saúde, estudantes, Polícia Militar e entidades desfilaram para celebrar os 195 anos da Independência do Brasil


Após nove anos sem realizar o Desfile Cívico de 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura retomou a celebração com um bonito evento na manhã da quinta-feira (7).

A Avenida Dom Cristiano ficou lotada de gente para assistir a passagem dos mais de 2.700 alunos das escolas do município, que acompanhados da Lira Musical Nossa Senhora da Saúde e dos militares da cidade e viaturas, apresentaram o tema: ‘Atitudes que podem Transformar o Brasil’.

Cada escola levou para a avenida um subtema; “Consciência Política: O Brasil que Queremos Mudar”, foi o escolhido pela Escola Estadual Pedro Primo que chamou a atenção para a atual crise vivida no país, como a corrupção e suas consequências; falta de emprego, educação, saúde e segurança pública.  

“Diversidade Cultural e Respeito às Diferenças” foi retratado pela Escola Municipal Padre Henrique de Morais que mostrou um país marcado pela diversidade e pelo pluralismo de etnias. Apresentou os costumes, crenças e cultura de cada região brasileira e pediu respeito às desigualdades.

A Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) falou da arte, esporte e educação como ferramentas fundamentais no combate à violência. Já a Escola Maria de Azevedo Brandão contou um pouco da história do Brasil e discutiu o tema: “Meio Ambiente e a Defesa da Vida”; destacou a importância dos biomas e de se preservar a natureza. Membros do Projeto “Coração Verde” fizeram parte deste pelotão.

As creches Vovó Lindica e Maria de Fátima Oliveira e Silva se uniram e pediram o resgate dos valores. Faixas e cartazes destacavam a relevância da família, do respeito ao outro e propagavam o amor; pediam união, alegria, educação e paz. Ambas foram eleitas pelos membros do Conselho Municipal da Cultural como as entidades que se destacaram durante o desfile e receberam uma placa em homenagem que foi entregue pelo Sargento Valdeci Aparecido Jorge.

Para celebrar os 195 anos da Independência do Brasil, também passaram pela avenida, a fanfarra da Escola Estadual Henrique Galvão da cidade de Divinópolis, alunos do Cras (Centro de Referência da Assistência Social),  do Stúdio de Dança, Rosa Rubi e da Escolinha de Futebol do América.

Olimpíada Ambiental

Após o desfile, foi realizada a premiação dos alunos e professores que tiveram seus trabalhos classificados em 1º lugar na Olimpíada Ambiental, realizada durante os meses de junho, julho e agosto, nas escolas do município.

As medalhas foram entregues pelo prefeito, Gilmar Teodoro, pelo Vice- prefeito, Vicente de Paula Sousa, pela Secretária de Educação, Lorenza Aparecida da Silva e pelo senhor Paulo, represente do Crediverde, Cooperativa de Crédito que patrocinou o evento.

A Olimpíada teve o seu foco em atividades voltadas para a conscientização ambiental, a cidadania e a promoção social do educando, enquanto cidadão responsável por suas ações, frente ao meio ambiente e a seu semelhante.

Veja abaixo os alunos e professores premiados 

CATEGORIA  ALUNO (A) LUGAR NA OLÍMPIADA AMBIENTAL PROFESSOR (A)  ESCOLA 
Desenho Livre 1º Período Guilherme Oliveira Longuinho Gilda  Escola M. Mª de Azevedo Brandão
Desenho Livre 2º Período Pedro Amaral Pinto Maura Aparecida  Escola M. Mª de Azevedo Brandão 
Desenho com Frase  Maria Eduardo  Márcia Ferreira  Escola M. de Educação Infantil e Fundamental 
Quadrinha  Lívia Fernanda  Jacqueline Pereira  Escola M. Padre Henrique de Morais 
História em Quadrinhos  Anna Júlia Delesporte  Rita das Dores Escola M. de Educação Infantil e Fundamental
Fábula  Leonardo Benfica Santos  Laura  Escola M. Padre Henrique de Morais 
Paródia  Gustavo Luiz do Bonfim Rosilene Escola M. Padre Henrique de Morais 
Poema  Maria Luiza Lima Pereira  Márcia Divina Escola Estadual Pedro Primo 
Cordel  Ana Flávia Lacerda Vital Bárbara Ellen Escola Estadual Pedro Primo 
Charge e Cartum Miguel Antônio Ferreira Alves Maria Helenice Escola Estadual Pedro Primo 
Publicidade e Propaganda  Laisla Poliana de Freitas  Alessandra Duarte Escola Estadual Pedro Primo 
Crônica  Marco Antônio dos Santos  Silvana Sousa  Escola Estadual Pedro Primo
Resenha Luan Reis da Silva  Tânia Ferreira Escola Estadual Pedro Primo 
Texto Dissertativo  Isadora Terezinha Martins Alves  Tânia Ferreira Alves  Escola Estadual Pedro Primo

 




TAG's: Após, anos, Perdigão, volta, realizar, Desfile, Setembro

Inicial | Voltar
Link permanente: