Alunos aprendem a plantar árvores e a cuidar do meio ambiente

Alunos da Escola Municipal “Padre Tiago” (EMEIF) e da Creche “Vovó Lindica” tiveram um dia de aula diferente.  Orientadas pelo técnico e extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Djalma Reis, as crianças colocaram a mão na massa e aprenderam como se planta uma árvore.

Djalma conversou com os estudantes, explicou as técnicas de preparo da cova, manuseio da terra, adubação e, após o plantio, a necessidade e cuidados com a irrigação.

“Arborizar é muito importante, não só nas escolas. Na medida do possível, devemos arborizar a cidade também. Porque uma cidade sem árvores, pode ficar até 10 graus mais quente do que uma já arborizada. Estamos começando pelas escolas, porque a criança é a promessa de um futuro consciente com o meio ambiente e com o país”, ressaltou Djalma.

Segundo a Secretária de Educação, Lorenza Silva, a atividade faz parte do Projeto “Olimpíada Ambiental”, que visa orientar os estudantes da importância de preservar o meio ambiente. “Nós sabemos que as árvores têm um papel fundamental no combate às mudanças climáticas, por isso precisamos conscientizar nossas crianças da importância de cuidar e preservar a natureza”.

Cerca de 24 mudas, doadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema)  foram plantadas nos pátios das unidades, entre as espécies: a ‘murta’, também conhecida como ‘marta’ que pode alcançar até 7 metros de altura e a ‘quaresmeira’ que, para muitos, se destaca pela elegância e exuberante floração, podendo chegar até 8 metros de altura.

A olimpíada

A Olimpíada Ambiental é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Prefeitura de Perdigão e demais secretarias, escolas municipais e estadual do município. Envolve produção de textos com temas relacionados à preservação do meio ambiente, oficinas, plantio de mudas, visitas ao horto municipal e outras atividades ligadas ao tema que serão avaliadas por uma comissão julgadora.

O encerramento das atividades está previsto para o dia 25 de agosto. Professores e alunos, finalistas de cada categoria, serão premiados, após o desfile de 7 de Setembro.

TAG's: Alunos, aprendem, plantar, árvores, cuidar, meio, ambiente